GUIA PARA A MANTA DO TEMPO

Minha manta do tempo de 01 de janeiro até 31 de outubro de 2024.

Há uns anos ouvi falar de temperature blanket pela Toni. Em 2024 resolvi, finalmente, tecer a minha própria manta do tempo! Eu comecei ela em janeiro e acabo em dezembro. A saga desse projeto está no meu perfil do Instagram!

Nesses 10 meses de processo, eu aprendi muita coisa e preparei esse guia com informações e dicas para você fazer a sua manta do tempo em 2025.

A manta do tempo é um projeto longo e demorado, então vale a pena planejar antes de começar. Ao longo do post, você vai ver que não tem regra para tudo, mas vou te dar várias opções nesse guia. Sim, pode ser trabalhoso mas não é difícil! Vem comigo. 

primeira semana da minha manta do tempo

O QUE É A MANTA DO TEMPO?

A manta do tempo é um projeto de crochê ou tricô no qual você tece uma carreira por dia de acordo com a temperatura de uma cidade (a que mora, a que nasceu…). É uma maneira de representar visualmente a variação de temperatura de um lugar ao longo do ano. Para isso, você precisa atribuir cores às temperaturas. Eu explico como mais à frente. 


QUANDO EU COMEÇO?

Eu comecei a minha manta do tempo dia 01 de janeiro e vou terminar em 31 de dezembro. É o tradicional, fazer do ano recorrente. Mas, você pode iniciar em qualquer dia. No seu aniversário, no do seu filho, no do seu casamento, no início de uma das estações, no início da sua gravidez. Tanto do ano recorrente, quanto de algum ano já passado. Basta pesquisar esses dados climáticos. Já te mostro onde.

a manta em meados de fevereiro

QUAL O TAMANHO?

A minha manta do tempo foi pensada para cobrir uma cama de solteiro, então me baseei na largura de 150cm. Ela acabou ficando com 146cm mas esses 4cm não interferiram no meu propósito inicial. Enfim, estou tecendo 185 pontos baixos por carreira na agulha de 4,5mm com o fio D’Primera Double da Cisne. 

Mas e você? Como pretende usar a sua manta? Para cobrir o sofá? Ou para cobrir uma cama de solteiro, de casal? Talvez uma peseira para a sua cama? Fiz um esquema com vários exemplos com tamanhos.

Tamanhos baseados em produtos encontrados em lojas. Podem variar. 

USAR QUAL TEMPERATURA?

Eu escolhi usar a temperatura máxima do dia baseada na cidade onde moro, interior do Espírito Santo. Você deve decidir o local que quer fazer (cidade onde mora, onde nasceu, etc) e a referência de temperatura que quer usar. Novamente, não tem regra. Listo algumas possibilidades:

-Temperatura mínima, máxima ou média do dia

Temperatura de um horário específico (9h, 12h, 15h, 18h, etc.)

Sensação térmica de um horário específico 

-Temperatura mínima para outono e inverno, temperatura máxima para primavera e verão

-Temperatura mínima para inverno, temperatura máxima para verão, temperatura média para primavera e outono


ONDE OLHAR TEMPERATURA?

Eu olho pelo próprio aplicativo do celular. Quando esqueço, confiro no site do The Weather Channel. Outra opção de site é o Accuweather. Você pode usar termômetro próprio também.

Se você comparar a temperatura fornecida entre os sites/aplicativos acima para a mesma cidade, pode acontecer da temperatura não bater. Não se preocupe, basta escolher um desses meios e usar somente ele ao longo do ano para consultar a temperatura. Assim, se estabelece um padrão. 

É importante tomar nota dessas temperaturas, seja no bloco de notas do seu celular, ou em um caderninho, ou em uma planilha no excel, tanto faz. Isso porque você não precisa tirar um tempo todos os dias para crochetar. Basta registrar a temperatura e crochetar depois. Pode ser uma atividade semanal: escolhe um dia e tece as carreiras da semana. 


QUAL ESCALA USAR?

A minha escala é a seguinte:

baseada na temperatura máxima como referência

Mas a melhor opção é montar a escala de acordo com a cidade que escolher. Para isso, é necessário pesquisar e comparar o tanto que a temperatura escolhida como referência varia. Por exemplo, se quer usar a temperatura máxima como referência, basta olhar o quanto ela varia ao longo do ano. Se quer usar a máxima para primavera e verão e a mínima para outono e inverno, basta olhar o tanto que ambas variam ao longo do ano. Nos dois sites que citei acima, você encontra dados de meses passados e, assim, dá para fazer essa pesquisa.

Vamos supor que está usando as temperaturas máximas como referência e descobriu que elas costumam variar de 22ºC a 35ºC na sua cidade. Você pode organizá-las em grupos de 1, 2 ou 3 graus por cor. Por exemplo:

estudo de escalas

Nesse exemplo, eu vejo a segunda escala sugerida como a mais adequada. Nela, não parece faltar nem sobrar cores. Já a primeira escala daria certo mas pode ser exagerada, não é necessário usar tantas cores assim para um resultado bonito. Além disso, muitas cores diferentes assim podem deixar a visualização e o entendimento das temperaturas na manta confusos. Por fim, a terceira escala falta cor ao meu ver. É provável que muitas carreiras seguidas fiquem com cores repetidas.

Dito isso, a dica é: se você mora em um lugar quente no inverno e no verão, onde as temperaturas variam pouco, faz sentido o grupo de temperaturas ser menor, de 1 a 2 graus Celsius por cor. Se você mora em um lugar frio no inverno e quente no verão, onde as temperaturas variam muito, talvez seja complicado estabelecer uma cor a cada somente 1 ou 2 graus Celsius na sua escala (pois exigiria um número grande de cores diferentes), então faz sentido a variação de temperatura ser de 3 ou mais graus Celsius. Mas cuidado ao deixar o grupo de temperaturas por cor muito grande para não acontecer de repetir a mesma cor por dias seguidos na hora de tecer a manta do tempo. 

Inspire-se no projeto de outras pessoas mas lembre-se de que cada cidade é diferente. E que a referência de temperatura que escolheu vai interferir também. Por exemplo, se você escolheu a temperatura máxima como referência, não adianta colocar na escala as temperaturas mínimas do inverno. Esse foi um erro na minha escala! Apesar das noites de inverno chegarem a 12ºC de mínima onde moro, a máxima nesses mesmos dias chegava a 22 ºC. O mais baixo que cheguei de temperatura máxima foi um dia com 18ºC. 


QUAL FIO USAR?

Na minha manta do tempo, uso o D’Primera Double da Cisne, ele é um fio 100% acrílico. Uso a agulha de crochê sugerida no rótulo, a de 4,5mm. 

Existem diversos fios de composições e espessuras diferentes, cada um é adequado para cada tipo de projeto. Com a manta do tempo não é diferente. 

Composições:

Acrílico: é uma fibra sintética muito usada para roupas de inverno. Existem inúmeras opções no mercado. São diversas marcas e dentro de cada marca tem diversas opções. Apesar da composição ser a mesma, o toque (às vezes mais seco, as vezes mais macio) e a espessura do fio variam. Além de quente, o fio de acrílico é leve e por isso interessante para uma manta caso faça frio onde mora.

Exemplos: D’Primera, Hobby, Flash, Enjoy, Club 500, Premier, etc. 

Algodão: é uma fibra natural muito usada no crochê, normalmente para peças de verão ou meia estação. Assim como os fios de acrílico, encontramos os fios de algodão em diversas marcas e diversas opções de espessuras. Lembra que eu falei sobre o acrílico ser leve? O algodão é consideravelmente mais pesado. Como esse é um projeto grande, a diferença de peso final entre uma manta acrílica em comparação com a de algodão é considerável. Se eu fosse usar fio de algodão, optaria pelo algodão mercerizado ao invés do barbante por causa da resistência. Vale lembrar que a cor pode desbotar ao longo das lavagens. É uma boa opção para conseguir usar a manta onde não faz frio suficiente para usar um fio de acrílico.

Exemplos: Bella, Charme, Camila, Amigurumi, etc. 

Algodão + acrílico: existem fios de composição mista e eles são uma ótima opção para ter as vantagens das duas fibras. A manta vai ser mais leve que a de algodão e não vai esquentar tanto quanto a de acrílico. Além disso, o toque é macio.  

exemplos: Balloon, Amigurumi Soft, Avelã, etc. 

Espessura do fio:

A manta do tempo é um projeto longo, são 365 carreiras (ou 366 em caso de ano bissexto) + 11 carreiras de divisão entre os meses (caso queira fazer), então a espessura do fio é muito importante. Isso porque se usar um fio muito grosso, ela pode ficar grande demais. Se for um fio muito fino, pode não chegar até a altura desejada. Antes de comprar vários novelos, vale a pena fazer uma amostra com os pontos que deseja usar para calcular se o tamanho vai ficar como o esperado.

Minha amostra de pontos.

QUAIS CORES USAR? 

É você quem escolhe a sua paleta de cores. Você pode usar as cores do arco-íris, monocromático (mesma cor, tons diferentes), as cores que simplesmente gosta. Vale lembrar que existem fios com paleta extensa, outros com paleta reduzida.

A minha paleta foi decidida a partir do meu gosto. Eu queria sair do vinho/vermelho escuro, passar pelo rosa, depois amarelo, marrom e azul. Ou seja, 5 cores. Como precisava de 10 para a minha escala, usei 2 tons de cada cor.

Referência das cores e temperaturas.

Além das cores da escala, é legal escolher uma nova cor para marcar a divisão entre os meses. É uma maneira interessante e fácil de identificar a transição do tempo na própria manta. No meu caso, uso o branco para isso. Também usei um outro fio para marcar o dia do meu aniversário.

Repare na carreira branca e no fio dourado passando em uma das carreiras.

E QUANTOS NOVELOS COMPRAR?

Vai depender do tamanho da sua manta e do fio que estiver usando. Se quer saber exatamente, é necessário comprar um novelo, fazer amostra dos pontos que vai usar, pesar e calcular. O D’Primera Double tem 80g e me rende entre 13 e 14 carreiras, considerando que são 185 pontos baixos por carreira na agulha 4,5mm. Isso significa que vou precisar de aproximadamente 28 novelos.

A questão é, quanto de cada cor? Isso é impossível estimar pois dependemos exclusivamente do tempo. Você pode comprar com sobra ou ir comprando aos poucos. Eu fui na segunda opção, já que não queria desperdício. Uma desvantagem de fazer isso são os lotes de cada cor. Pode ser que você se depare com pequena diferença de tonalidades entre dois novelos com lotes diferentes. Aconteceu somente uma vez comigo e não me importei. 

Minha primeira compra, 19 novelos. 1 novelo da cor mais quente e 1 da mais fria, 2 novelos de cada cor intermediária, 1 novelo branco.

QUAL PONTO?

Na minha manta do tempo uso pontos baixos em carreiras de ida e volta. Para decidir o ponto que vai utilizar no projeto, lembre-se que são muitas carreiras e, dependendo da altura do ponto que usar, a manta pode se tornar gigantesca. Isso é um problema? Não. Se essa é a sua intenção, ótimo! O ponto musgo e chevron são populares para mantas.

De cima para baixo: ponto baixo, ponto musgo, chevron.

Mas não precisa ser no crochê, pode fazer no tricô, crochê tunisiano… A técnica que quiser. Existem outros formatos também, como a manta de quadradinhos. São muitas possibilidades.


A manta rosa, ops, do tempo.

Espero que esse guia te ajude a fazer sua própria manta do tempo. Lembre-se que é para ser divertido, as regras são suas! Bora juntas <3

48 comentários em “GUIA PARA A MANTA DO TEMPO”

  1. Quero fazer! Achei a sua super linda, aqui onde eu moro faz dos 27 pra cima na primavera e dos 30 acima no verão. Tô achando que ela vai ficar parecida com a sua rsrs.

    Responder
  2. Olá,
    Adorei está ideia, deu uma vontade imensa de começar uma manta igual, aqui onde moro passamos 9 meses do ano em temperaturas baixas( -1° até 10°, a cima disso p’nós já é calor) Portugal🇵🇹, cidade do Porto é linda de se ver e viver. Talvez escolhesse cores nos tons de azul para tecer a minha manta ( minha cor preferida) tenho tantos projetos em mente, será que dou conta de mais um? Obrigada por sua partilha. Bjinhos 😊

    Responder
    • Ei, Roseni! Porto é linda mesmo (apesar de não conhecer pessoalmente, ainda). A gente sempre dá conta de mais um projeto 😊 hehehe. Sabe que a falta do azul na minha manta me fez querer fazer ela monocromática no ano que vem? Apoio a sua ideia. Beijos ❤️

      Responder
  3. Muito obrigada!! Tava pensando hoje mesmo em como fazer uma manta pro próximo ano, esse posto tão cuidadoso me tirou várias dúvidas! Agora minha ideias estão muito mais organizadas pra fazer uma manta do tempo daqui de Fortaleza Ceará. Penso em fazer uma com a densidade de chuvas variando pro uv do sol, vou fazer as amostras como tu indicou Vanessa, ir testando pra me organizar direitinho!

    Responder
  4. Nessa querida, você podia fazer um grupo no wpp pra pessoas que querem iniciar a manta no ano que vem, seria bem legal! Ajudaria pessoas que são iniciantes e ajudaria também quem tem dificuldade de executar longos projetos e ter constância ( meu caso rsrsrs ). No mais, estou ansiosa para começar, obrigada por isso! 🫶🏻🤩🎀🪞

    Responder
  5. muito obrigada pelas dicas, estou planejando fazer a minha para o ano (2025) e essa postagem acabou vindo na melhor hora possível, me esclareceu muitas dúvidas.

    Responder
  6. Eu ameiii
    Estou “estudando” para começar a minha, mas estou pensando sobre essas 🌡
    Moro no Rio e aqui faz muitoo calor, então as máximas n irá ser uma boa pra mim
    Acho q farei das mínimas ou vou intercalar no outono e inverno, e primavera e verão
    Obrigadaaa divaa

    Responder
  7. Muito obrigada pela sua orientação , quero começar a minha e não encontrava ninguém com tanta sabedoria e delicadeza pra compartilhar essa experiência , parabéns seu trabalho está maravilhoso 🌸🌸🌸🌸🌸🌸🌸👏

    Responder
  8. adorei a ideia da manta do tempo e quero começar a fazer a minha ano que vem
    moro em São paulo e as temperaturas são bem variadas, acredito que vai ficar bem colorida
    usei a sua tabela como inspiração, podem mudei algumas cores, adoro roxo e queria que a cor roxa estivesse na minha manta
    pretendo usar a linha mollet para fazer a minha manta
    muito obrigada pela inspiração e pelas informações, gostaria de compartilhar minha manta ano que vem com as pessoas também
    obrigada pela inspiração e pela ideia maravilhosa 🫶🏻

    Responder
  9. Muito obrigada pela junção de todo esse tema…estou me organizando para começar a minha manta…além de estar ficando maravilhosa a sua, vc ainda está ajudando a quem tem interesse …

    Responder
  10. Tem tempos que vejo as pessoas postando, mas queria ter noção de quantidades e dicas sobre o trabalho. Você foi impecável na postagem. E sua manta tá linda. Muito obrigada 🩷

    Responder
  11. Que guia incrível!!!! Muito obrigada pelo carinho com todas que estão te acompanhando. Com certeza vou fazer a minha manta do tempo em 2025! Já comecei a escolher as cores.

    Responder
  12. Sua manta é muito está ficando muito linda, desde que postou a primeira vez eu quis fazer e agora estou me organizando para começar em 2025. Muito obrigada pelas dicas!!

    Obs: li o post todo com a sua voz na cabeça hahahaha

    Responder

Deixe um comentário